quinta-feira, 4 de outubro de 2012

E o Rio de Janeiro continua lindo! Parte 1



Ir uma, duas, dez, quinze vezes. Não importa quantas, ir ao Rio é sempre uma grande emoção. Minha paixão pela cidade é de longa data, e neste último fim de semana pude voltar para a cidade pela primeira vez neste ano. O motivo da viagem, um presente de aniversário para minha mãe, conseguido com milhas e pontos do hotel (este, o JW Marriot, será assunto de uma postagem aparte).

Sexta à noite foi somente para chegar e estabelecer-se e sábado começou o passeio. O primeiro destino foi o Corcovado para ir ao Cristo Redentor. Como todas as subidas estavam lotadas até as 11:20 da manhã, fomos caminhar pelo Cosme Velho, bairro que reserva grandes surpresas, com construções antigas e muita, muita natureza. Coisa linda. Uma rápida caminhada e logo estávamos de volta para subir de bondinho, um passeio que sempre recomendo não ser feito de táxi, porque ir pelo meio da Floresta da Tijuca, apreciando as plantas, flores e frutas (como as grandes jacas que vimos nesse dia) não tem preço. 




Quando chegamos lá em cima, as nuvens insitiam em ir e vir, mas insistimos, esperamos, e finalmente conseguimos aproveitar a vista sem elas. Uma surpresa na capelinha (que finalmente vi aberta): um batizado. O padre saiu então com os pais e a criança e foi abençoá-los aos pés do Cristo, o que parou todos os turistas, que começaram a cantar "Jesus Cristo", do rei Roberto, em coro. Momento bonito para uma paisagem ideal!






A nossa próxima parada foi a Igreja da Candelária, onde eu já havia passado porém nunca entrado. Como haveria um casamento naquele dia, não pudemos entrar mais do que alguns passos depois da porta principal, mas foi o suficiente para ver a beleza e riqueza desta Igreja. Emocionante e inesquecível, não devendo nada a muitas igrejas europeias.



O almoço foi então na clássica Confeitaria Colombo, que pode não ter a melhor comida do mundo, mas que reserva um espaço e decoração históricos e diferenciados. A confeitaria faz parte da história carioca, e comer ali parece sentir-se um pouco parte dessa história, com seu piso, lustres e espelhos característicos.




O passeio da tarde então foi no Pão de Açúcar, um outro monumento natural da cidade abençoada. Na primeira parada, no Morro da Urca, a paisagem impressiona. E quando chegamos na parada final, nem se fala. O Rio é muito lindo do alto. Constitui uma daquelas imagens fotográficas inesquecíveis que carregamos na vida. 





O final do dia foi em Copacabana, passeando por suas ruas e comendo na sempre ótima The Bakers. No dia seguinte, uma boa caminhada em um dia ensolarado nos aguardava...

Nenhum comentário:

Postar um comentário