terça-feira, 4 de setembro de 2012

O histórico cabaret Au Lapin Augile



Quando fui à exposição do Modigliani neste último domingo, reparei nas pinturas, fotos e registros sobre o Au Lapin Agile, cabaret localizado no Montmartre, famoso bairro na única colina de Paris, e lembrei que tinha uma foto lá (essa aqui em cima). Não lembro se alguém comentou ou se li em algum guia que ali era um famoso cabaret e que muitos artistas já haviam estado ali, em um momento que o bairro foi moradia e ponto de encontro deles.

O Lapin era originalmente chamado “Cabaré dos Assassinos”, porque um bando de ladrões teria surrado e matado o filho do dono. Quando já tinha mais de vinte anos, finalmente recebeu o primeiro esboço do nome como é chamado hoje, quando o pintor André Gill pintou um coelho fugindo de um saucepan e escreveu “Le lapin à Gill”, ou “O Coelho de Gill”. Com o tempo, o nome foi mudado para "Cabaret Au Lapin Agile", ou the "Cabaré do Coelho Ágil".

Dos artistas frequentadores, Picasso, Modigliani, Appolinaire e Utrillo são os mais famosos. Picasso inclusive pintou “At the Lapin Augile”, quadro retratado abaixo.



Hoje em dia, o cabaret ainda funciona e apresenta pequenos espetáculos, mais voltados para turistas. O preço da entrada é de 24 euros e reservas podem ser feitas através do telefone (33) 0146068587.
O site do cabaret tem mais informações, inclusive sobre a história do local. E se acaso você passar por lá, pode saber que muitas ideias já foram discutidas ali!

Mais informações: http://www.au-lapin-agile.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário