terça-feira, 18 de setembro de 2012

Desvendando Glasgow



Em 2008 tive o privilégio de conhecer a cidade de Glasgow, na Escócia. Depois de muitos dias de viagem, a cidade foi o último destino antes de voltar a Londres e ao Brasil, e foi perfeita para um descanso,  conhecendo um lugar bastante peculiar.


Apesar de não ser a capital, Glasgow é maior cidade da Escócia e uma das principais do Reino Unido. Margeando o rio Clyde, tem pouco mais 550,000 habitantes, o que dá um ar de cidade mais tranquila, mas sem parecer interiorana. Isso porque o comércio é bastante forte por lá, além de que é uma cidade com tradição universitária.



Em pleno verão europeu, chovia e fazia frio por lá em Agosto e isso só reforçou o clima underground. Sim, porque os prédios antigos e escuros fazem com que a cidade tenha todo um climão de submundo, apesar de eu não ter visto nenhuma cena bizarra por lá. Mesmo assim, deu pra conhecer alguns parques, ver o lindo prédio da universidade e caminhar muito (e fazer compras) pela Buchanan Street, uma das principais ruas de lá, com um calçadão enorme, onde é possível ver típicos escoceses tocando gaitas de foles. E falando em escoceses, é possível ver sim vários deles usando os charmosos kilts, no traje completo. Por curiosidade, fui ver em algumas lojas o kilt com todos os acessórios para o look escocês completo e descobri que eles são extremamente caros, talvez por serem o traje social masculino para casamentos e ocasiões especiais.



Glasgow lembrou um pouco de Curitiba no quesito tamanho, clima e pessoas, mas tem todo um charme especial, mesmo que um tanto sombrio. Vale muito a pena passar uns três dias e desvendar seus mistérios...




O que fazer em Glasgow?
Precisando de algumas dicas na cidade? O site Visit Britain tem várias dicas e informações sobre a cidade. Clique aqui pra saber mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário