sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Brasileiros na Alemanha, parte 2: Potsdam




Não muito longe de Berlin está a bonita cidade de Potsdam, com sua grande história e seus palácios encantadores. No nosso terceiro dia na Alemanha, fomos para lá e começamos o passeio parando em uma ponte cuja metade ficava na parte soviética e metade na parte ocidental. Depois nos dirigimos ao Palácio de Cecília (Cecilienhof), que possui uma bela estrutura e um bonito jardim, que ainda conserva uma estrela de flores feita ainda nos tempos de regime comunista.  A construção foi feita pelo rei Guilherme II para seu filho Guilherme da Prússia e sua esposa Cecília. O casal acabou indo morar somente depois da Primeira Guerra Mundial, onde ficaram até a invasão soviética em 1945, quando fugiram.
















Depois disso, o palácio marcou um evento histórico: a famosa Conferência de Potsdam com participação de Winston Churchill, Josif Stallin e Harry Truman, em que se definiram os termos da rendição japonesa no fim da Segunda Guerra Mundial. É legal entrar na sala e ver onde cada um sentou-se, onde ficava a imprensa (no pouco tempo que foi permitido aos jornalistas permanecerem) e como foi a disposição das pessoas naquela reunião.












Na continuação, fomos ao Palácio de Sanssouci, o antigo palácio de verão do rei Frederico o Grande, da Prússia. Com estilo rococó bastante adaptado aos gostos pessoais do rei, não chega a ser um palácio muito grande, mas impressiona pela beleza de detalhes e pelo terreno em si. Já na entrada do local, um moinho em estilo holandês chama a atenção. Várias parreiras de uvas, aportadas em pequenas muretas, compõe o visual da descida que leva até o jardim, perfeitamente conservado e florido. Caminhando à direita, chegamos a uma outra casa, a Galeria de Pintura, onde o rei cultivava frutas e plantas tropicais. Esculturas, pátios e flores compõe um ambiente calmo e harmônico, lindo de visitar. Eu já havia lido algumas comparações de Sanssouci com Versalhes, mas acho que não devemos misturar uma coisa com a outra. São estilos diferentes, épocas e propósitos diferentes. Claro, cada um com sua beleza.



Que está perto de Berlin tem que ir até Potsdam visitar estes passeios. As paisagens e os palácios guardam imagens inesquecíveis!




Nenhum comentário:

Postar um comentário